Quantcast
Channel: O Futuro do Presente - Por um mundo melhor pois lá estarão nossos filhos !
Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Como fazer iogurte em casa? – atualizado!

$
0
0

iogurteFazer iogurte é muito, muito fácil.

E a gente já tinha ensinado aqui neste post como fazer iogurte a partir de outro iogurte que você pode comprar no mercado. Essa é uma opção para quem não encontrar o fermento lácteo. Então, se você não tiver o fermento ou quiser fazer sem ele, o outro post vai te ajudar muito!

Contudo, apesar de muito gostoso, este iogurte sem o fermento, a partir do potinho do mercado, não fica com a consistência firme. Eu, pelo menos, nunca consegui.

Então, descobri o fermento lácteo para fazer iogurte e tudo mudou! Eu vi a luz! :)

Continua sendo fácil de fazer pois o procedimento é praticamente o mesmo mas agora ele fica com aquela consistência firme e deliciosa que a gente compra no mercado.

Só que feito em casa, mais barato, sem embalagem e sem conservantes! Bom, né?

Chega de papo! Mãos à obra!

 

Compre numa casa de produtos naturais o fermento lácteo para iogurte. A única marca que conheço se chama BIORICH (não estou recebendo nada por indicar a marca). Vem numa cartelinha com 3 envelopes e custa em torno de 15 reais. Caro, eu sei. Mas vale a pena. Teoricamente, rende 3 litros de iogurte mas eu faço 6 litros pois preparo 2 litros com cada envelope.

P1080870

PARA A IOGURTEIRA:

Então, para cada envelope, dois litros de leite. Um litro eu faço na iogurteira Arno velhinha que minha mãe me deu. Tem mais de 30 anos e ainda funciona perfeitamente! O outro litro eu faço na leiteira nomal que todo mundo tem em casa.

Então, se você tem a iogurteira, faça como eu. Para isso, eu  abro o envelope de fermento e despejo o conteúdo com cuidado numa colher grande  e divido a quantidade do pó em duas partes iguais.  Pego uma garrafinha de 1 litro de leite integral e abro, despejando uma das metades do pó (fermento) dentro da garrafa, tampo e agito bem para misturar de forma homogênea. Então, eu distribuo este litro com fermento nos potinhos da iogurteira e sigo os procedimentos da mesma.

NA LEITEIRA COMUM:

O outro litro, na leiteira, eu faço com os procedimentos conforme contarei a seguir. Se você não tem a iogurteira, faça os dois litros em duas leiteiras ao mesmo tempo pois o pó não poderá ser usado muito tempo depois de aberto. O fermento lácteo é composto de microrganismos probióticos vivos que promovem a fermentação do leite transformando-o em iogurte e por isso, devem ser usados assim que abrimos o pacotinho.

Aqueça levemente 1 litro de leite (o leite integral é melhor e se for de boa qualidade, nem se fala. Eu não uso leite de caixa. Uso o leite de garrafa, um pouco mais caro, UHT mas de melhor qualidade). Se tiver um termômetro é só aguardar chegar em 45°. Se não tiver, não tem problema. Basta deixar aquecer levemente até que consiga deixar a ponta do seu dedo mergulhada no leite por 10 segundos. Assim que o leite atingir a temperatura, desligue o fogo e adicione metade do pó do fermento mexendo bem até dissolver completamente.

Cubra a leiteira com um pires ou prato de sobremesa ou um paninho, e deixe em local onde a temperatura não varie muito. Eu deixo em cima do fogão mesmo.  Depois de, aproximadamente, 8 horas, o iogurte já está pronto! Você perceberá que ele já está firme.  Se desejar, divida em potes menores , coloque na geladeira para resfriar e atingir a consistência mais firme ainda. Aí, é só correr pro abraço!

Ué, Ana, mas é só isso? Aquece levemente o leite, coloca o fermento e espera 8 horas fora da geladeira? Só isso?

Éééééééé!

Você não está escondendo nadinha?

Nãããããão!

:)

Sobre a minha experiência:

  • Minha primeira vez não deu certo. Não desista. Segura na mão de Deus e vai! :)
  • Não coloque o fermento se o leite tiver aquecido demais. O leite quente demais mata os microrganismos do fermento lácteo.
  • Aqueceu demais o leite, e agora? Espere esfriar na temperatura ideal para adicionar o fermento.
  • No tempo frio,  a fermentação demora mais a ocorrer, deixe mais tempo fora da geladeira e aguarde pacientemente que ele atingirá a consistência.
  • Se o tempo estiver quente, ele fica pronto mais rápido, se estiver frio, ele demora mais a ficar pronto.
  • Antes de atingir a consistência, não coloque na geladeira.
  • Mantenha em local protegido do frio ou que receba calor, como em cima do fogão ou dentro do forno desligado. Isso ajuda a fermentar mais rápido.
  • Prefira recipientes de inox ou vidro
  • Não sei a validade porque nunca sobrou tempo suficiente para estragar….rs

 

Esta aí, o iogurte pronto. Dividi nos potinhos de vidro da iogurteira, ótimos para acondicionar alimentos e claro, reutilizáveis. Cada potinho, adicionado das frutas, tem rendido até 4 (isso mesmo, quatro!) porções. Puro ou adoçado fica delicioso. Já fizemos batido (no triturador do mixer) com ameixas secas e açúcar e outro de morangos frescos e mel (para substituir o açúcar). Com banana fica um espetáculo! Você pode também misturar com geleias naturais de frutas já prontas ou fazer doces de frutas em casa para adicionar ao iogurte. Fica mara, também! Ambos ficaram com uma coloração linda, perfeita, sem nenhum corante ou flavorizante artificial.

Ficaram simplesmente deliciosos! Absolutamente, saudáveis e naturais! Mais barato e sem gerar lixo com embalagens plásticas!

 

 

Estão todos intimados a me contar como o de vocês ficou!!! Achavam que eu ia dar a receita e não ia querer ver o resultado? Tolinhos…. :)

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 7

Latest Images





Latest Images